NOVEMBRO AZUL – UM ALERTA PARA A SAÚDE DO HOMEM!

NOVEMBRO AZUL – UM ALERTA PARA A SAÚDE DO HOMEM!

O Novembro Azul é um movimento de alcance mundial que teve origem em 2003, na Austrália, com objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens, com foco especial no câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata: é o tipo mais comum entre os homens; é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas; no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Dados mostram, também, que os homens são mais relapsos que as mulheres em relação ao seu próprio bem-estar e a campanha Novembro Azul traz um alerta para cuidarem da sua saúde, que muitas vezes é deixada de lado, seja pela correria do dia-a-dia ou até mesmo pela dificuldade de acesso aos serviços. 

Para Celso Neto, psicólogo e docente da PUCPR Londrina, apesar de toda a relevância, é sabido que muitos homens bloqueiam o assunto e não gostam de falar sobre o câncer de próstata.

Daí a importância do novembro azul, que é um mês dedicado a conscientização da população masculina sobre a importância de realizarem exames preventivos no combate a problemas de saúde, em especial o câncer de próstata. Além disso, a campanha tem um papel fundamental na disseminação de informações que permitem aos homens o conhecimento do que aumenta o risco da doença, como é feito o diagnóstico, o tratamento e as estratégias para detecção precoce do câncer de próstata.

Fica a dica:

  • Fatores que aumentam o risco: idade (incidência quanto a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos); fatores genéticos (hereditários); hábitos alimentares ou estilo de vida; excesso de gordura corporal (aumenta o risco de câncer de próstata avançado); entre outros.
  • Sinais, sintomas e detecção precoce: A detecção precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas. Na fase inicial, dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; sangue na urina. Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
  • Diagnóstico: O diagnóstico é realizado através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA.
  • Tratamento: A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
Tags: No tags

Comments are closed.